1. Leia estes conjuntos de palavras:
*estação – caça *pássaros – uma assembleia *foi – homens
a) Do modo como estão organizadas, há uma palavra que relaciona essas palavras entre si? sim
b) Volte ao texto e identifique a palavra que liga as palavras de cada conjunto.
c) Associe essas palavras ao sentido que cada uma delas agrega aos conjuntos de palavras:
- movimento no espaço
- tipo
- direção, finalidade
2. Há, na fábula, várias palavras ligadas pela palavra “para”: “para não recorrer”, “para nos pegar”, “para os homens”. Em qual das três expressões a palavra “para” indica finalidade?
3. Observe agora esses pares de orações:
* “vocês não conseguem fazer isso” - “vão até os homens”
* “Ela, por seu lado, foi até os homens” - “pediu-lhes clemência”
a) Volte ao texto e identifique a palavra que liga as orações de cada par. (a palavra pode estar no início da primeira oração)
b) Em qual par de oração a palavra que as liga estabelece uma relação de adição?
c) Em qual par de oração a palavra que as liga estabelece uma relação de condição?
e as respostas?
ResponderExcluir